¨Nascido para ampliar os conhecimentos dos brasileiros e portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha.¨

D.O Bullas


Apesar de ser uma antiga zona de cultivo, Bullas é a mais joven das denominações da Comunidade Autônoma de Murcia. Seus vinhedos se extendem sobre uma extensa zona ao longo das serras da região, chegando até a fronteira com a Andalucía pelo oeste e até as planíces mediterrâneas a leste.
Os vinhos tintos e rosados desta denominação possuem caráter distinto que procede da uva Monastrell cultivada amplemante em seu territorio, caracterizado por seu fresco clima procedente da serra. Seus caldos de maior qualidade continuam sendo os jóvens.
A concessão para a categoria de Denominação de Origem animou aos viticultores a apostar por uma continua melhora na qualidade de seus caldos. Para isso, se vem experimentando novas variedades de uvas para tintos, rosados e brancos.
As colheitas vem crescendo consideravelmente nos últimos cinco anos sendo que as exportações começaram em 1999. Se trata de uma denominação que possue um grande potencial para o futuro.


Historia

Engloba onze municipios entre eles duas cidades históricas: Caravaca de la Cruz, um lugar de peregrinção a cada sete anos, e Moratalla, sede de Santiago durante séculos.
A cidade de Bullas que da nome a denominação existe desde a época romana e alcançou certa importância durante o domínio árabe. Depois da reconquista espanhola no século XIII, a zona prosperou graças a agricultura e aos vinhos que se elaboravam para comercialização.
A meados do século XX, Bullas començou a proporcionar vinho para o mercado a granel, até que a finais da década de 1980, as bodegas comçaram a invertir na tecnologia nescessária para elaborar vinhos de qualidade. Finalmente, a D.O foi concedida en 1994.


Geografia e Geologia

Bullas, a pequena cidade, se localiza no meio do caminho entre Murcia, a capital da província, e as serras do oeste que marcam o limite con Andalucía. A D.O. Bullas se extende ao longo de uma extensa área do sudeste da Espanha, que ocupa quase a metade oeste da provincia de Murcia.
O terreno é de tipografia acidentada com altitude ascendente de sul a norte. Esta tipografia não origina amplos vales, mas pequenos com microclimas própios. Os solos sobre as ladeiras são marrons e tão duros que nescessitam ser abertos mecânicamente antes de se plantar as videiras. Estão constituidos por terras pardo-calcárias e de crosta calcária, de baixa proporção de materia orgânica, boa drenagm e elevado nível de cal, assim como de solos aluviais, de características muito variáveis.

Devido aos diferentes tipos de solos, pluviometria e clima, a D.O. Bullas se divide em três subzonas geográficas:

A primeira subzona, a Occidental e Noroccidental, inclui 52% dos vinhedos e é a zona de qualidade da D.O. Bullas. Se localaiza entre altitudes que oscilam entre os 500 e os 810 metros a nivel do mar, aos pés da serras. Inclui os municipios de Bullas e Cehegín, parte dos limites municipais de Caravaca, Moratalla e Pedanías altas de Lorca. Os vinhos desta subzona são considerados os melhores da denominação, especialmente os produzidos a partir das uvas Macabeo e Tempranillo. A produção media é de 45 hl por hectáre.

Os vinhedos da segunda subzona, a Central, correspondem a 40% da denominação e se localizam em altitudes que oscilam entre os 500 e 600 metros. Se dividem em tres municípios (Mula, Bullas e Cehegín) e incluem as variedades mais novas que foram plantadas em Murcia. A produção varia entre os 13 e os 25 hl por hectáre.

Na terceira subzona, Norte-Noroeste, os vinhedos se localizam entre 400 e 500 metros de altitude e representam apenas 8% da área de cultivo. Comprende parte dos municípios de Calasparra, Ricote, Bullas e Mula. a produção média é de 5-13 hl por hectáre.

Situada entre o Mediterrâneo e as serras do interior de Andalucía, esta Denominação de Origem se caracteriza por verões muito quentes, apesar do clima ser geralmente mais frio que em outras denominações murcianas, com repentinos ventos gelados procedentes da serra.
Os fortes ventos e as geadas se produzem esporádicamente entre os meses de outubro e abril. A temperatura media é de 15,6 ºC.
Periodicamente ocorrem chuvas torrenciais, principalmente em septembro e outubro.

Viticultura

A principal variedade com a que se elaboram seus vinhos tintos é Monastrell, presente em 85% dos vinhedos. Já para os brancos, a mais utilizada é Macabeo. As condições de solo e clima fazem de Bullas um lugar ideal para o cultivo da vinha da forma mais tradicional: formação em vaso e em régime de secano. A localização das videiras varia em função do terreno e a densidade oscila entre as 900 e as 2.200 cepas por hectáre. A vendimia comença normalmente cerca 15 de setembro

Atualmente e despois de um consideravel investimento em novas tecnologias, a fermentação fria está totalmente implantada graças as mais modernas tecnologias de aço inoxidavel. A elaboração de vinho se realiza seguindo o estilo mais moderno, com um forte controle na produção, garantindo desta maneira uma alta qualidade nos seus vinhos.

Vinhos

Os vinhos de Bullas são dotados de uma forte personalidade, com uma expressão prrópria da terra que produz suas uvas.
Seus vinhos tintos, apresentam tendencia crescente para vinhos de crianza e meia crianza, mantendo se também a linha de tintos jóvens de qualidade.
Destacam nos tintos jóvens a intensidadd da cor, frutosidade e frescura . Os crianzas se mostram com bom corpo, sabrosos e bem estruturados. Em todos eles sobresai a grande expressão de frutaa
Os rosados se caracterizam por uma ampla gama de cores, fruta, frescura, suavidade e vivacidade.
Seus brancos, são frescos, frutais (maçã), equilibrados e armoniosos.