¨Nascido para ampliar os conhecimentos dos brasileiros e portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha.¨
Bullas- Enoturismo
Desde épocas muito remotas, as terras de Bullas tem mostrado uma especial dedicação ao cultivo da videira e a elaboração de vinho, como se percebe no descobrimento na vila romana de Los Cantos de uma escultura “ Niño de las Uvas” ou da abundante documentação conservada em diversos arquivos. Apenas em seu casco urbano se conservam total ou parcialmente mais de 200 bodegas tradicionais, a maioria delas construidas nos séculos XVIII e XIX.
A Ruta del Vino de Bullas permite ao visitante conhecer a riqueza cultural associada ao vinho, a que precisamente modelou través do tempo seu entorno, seu patrimonio e o modo de ser de seu povo. Contribui a conservação da tradição vitivinícola e favorece o respeito aos valores históricos da zona, além de participar na consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Como chegar
Bullas se encontra na Comarca do Noroeste de Murcia, a 53 km da capital da região. A principal via de comunicação para chegar a localidade é Autovía do Noroeste – Río Mula (antiga C-415), que une Murcia com Caravaca de la Cruz. Os viajantes que se dirigem desde periferias da região de Murcia podem contornar com a autovía em Murcia para chegar mais facilmente a Bullas.
Os vinhos da Ruta
Bullas é tradicionalmente uma zona de produção de vinhos tintos, o que não impede que também se elaborem vários brancos e rosados de primera qualidade. Se uma variedade de uva se encontra indiscutivelmente unida as terras de Bullas, essa variedade é a Monastrell, típica da área mediterrânea. Supõe a inconfundivel identidade do antiguo Reino de Murcia e é a variedade autônoma da Denominação de Origem. De aspecto compacto, grão pequeno e com uma cor azúl-violeta muito intenso, proporciona uma forte personalidade aos vinhos de Bullas, não somente por sua cor, aroma e sabor mas também pela abundancia nela de componentes químicos que lhe dão propiedades benéficas para a saude.
Recursos
A Ruta del Vino de Bullas conta com cerca de 20 empresas e entidades associadas entre as quais se encuentram bodegas, restaurantes, alojamentos e lojas especializadas. A estes recursos se unem outros tais como museus, monumentos, pisagens naturais, produções artesanais, etc. Estes recursos permitem ao visitante envolver se em um ambiente único e apreciar toda a tradição vitivinícola que caracteriza estas terras altas da região de Murcia. Tudo isso converte a Bullas em uma autêntica “bodega natural”.
Patrimônio
Bullas ofrece um rico patrimônio relacionado com a cultura vitivinícola. O “ Museo del Vino” se converte no principal ponto de referência. Instalado sobre uma antigua bodega tradicional de grandes dimensões, conta com dois pavimentos, de antigos toneis e da bodega propiamente dita, na que destacam a impressionante construção em forma de arco (abóbada) perfeitamente conservada. O centro histórico de Bullas oferece diversos atrativos, como a “Plaza de España” donde se situam a igreja parroquial de Nsa. Sra. do Rosario (séculos XVIII-XIX), a Casa de a Cultura e o Monumento ao Viticultor. A Plaza Vieja e suas vizinhanças se caracterizam por suas coloridas fachadas e ainda exibem restos da antigua fortaleza medieval de Bullas.
Outros lugares de destaque sãon a Bodega da Balsa, a Torre do Relogio ou a Casa-Museo D. Pepe Marsilla, que recria os modos de vida na localidade em finais do século XIX. Entre os recursos naturais podemos destacar o emblemático “Salto del Usero”, no curso alto do río Mula, o monte Castellar ou as extensões de vinhedos do Valle do Aceniche ou a Venta do Pino.
Festividades
As Festas Patronais se celebram no primero domingo de octubre em honra a Virgen do Rosario.Vem precedidas no último fim de semana de setembro pela Festa do Vinho que ofrece uma ampla gama de atividades culturais. As concorridas Festas de San Marcos, a finais de abril, mosttram a exaltação do mundo rural mediante a um grande desfile de carroças adornadas ao modo tradicional. Outras das manifestações festivas de grande interesse são as de Santo Antonio em janeiro e a Purísima em dezembro.
Gastronomia
A gastronomia típica de Bullas responde as propias características geográficas, climáticas e culturais da zona. Existe uma grande variedade de pratos tradicionais como a ajoharina, el empedrao (arroz com feijões, pimientos e bacalhau), o arroz com coelho, as migas e as patatas em llanda. Entre os aperitivos e saladas podemos citar o rin ran, os minchirones e a pimpirrana, e entre as sobremesas as torrijas de Bullas, únicas do gênero.
Atividades
Quem queira fazer a ruta pode degustar os melhores vinhos em cada uma das bodegas pertenecentes a ruta, asim como ao museo do vinho. O mercado popular de productos tradicionales “El Zacatín” se celebra no primero domingo de cada mes no casco antiguo de Bullas, e incluie em cada edição demostrações artesanais de diferentes produtos. O mes de outubro está dedicado ao vinho.






