¨Nascido para ampliar os conhecimentos dos brasileiros e portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha.¨

Enoturismo


O turismo enológico, ou enoturismo é o tipo de turismo dedicado a potenciar e gestionar a riqueza vitivinícola de una determinada zona. Mais do que uma viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos o enoturismo é um verdadeiro merguho nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida

Esta diretamente relacionado com turismo gastronômico, cultural (arquitectura, arte) e de la saude-beleza. Pode apresentar diferentes tipos e modos de operção, mas de um moodo geral permite que os turistas conhecam cada zona vitivinícola através da degustação do seus vinhos e visitas as bodegas e vinhedos entendendo as diferentes etapas que dão vida ao vinho.


Atualmente quase todas as Denominações de Origem e bodegas tem ou estão planejando projetos turisticos É difícil calcular com precisão a cifra total de turistas que visitan bodegas as Espanha a cada ano. Há estimativas que apontam 1,5 milhões de visitas em 2008, cifra modesta comparada com de outros países ou regiões do mundo, como por exemplo Napa valley, com mais de 4 milhões de visitantes ano. A Espanha ofrece um interesante panorama vitivinícola, com a maior extenssão de vinhedos do mundo em número de hectáres e uma disposição de vinhedos que pode resultar curiosa para visitantes de outras zonas produtoras: a disposição em vaso, que facilita o desenvolvimento da videira em lugares de temperaturas quentes ao deixar os cachos cobertos entre suas folhas.

A diversidade da arquitetura das bodegas espanholas é também um elemento de interesse para o desenvolvimento do enoturismo: bodegas brancas em Castilla la Mancha, ou bodegas subterranêas em terras de Castilla y Leon, casarões tipo Masía na Catalunha, etc.

A esta tradição de tuneis, se une uma grande expansão recentemente, com a construção de bodegas a cargo de nomes emblemáticos como Norman Foster. O Enoturismo, en qualquer de suas definições agrega sem sombra de duvidas grandes oportunidades para um país receptor de turistas como a Espanha

Atualmente já se percebe o aparecimento de um grande número de iniciativas privadas, tanto na parte das bodegas que adicionam museus, spas, hoteis e restaurantes no seu rol de serviços. Como por parte de agencias de viagens e portais de internet que trabalham a promoção do enoturismo.

Principais rotas enoturisticas da Espanha:
Bullas
Jumilla 
(em construção)