Situada a noroeste da provincia de León e vizinho de Galicia e Asturias, o Bierzo, é conhecida por muitos como “A porta da Galicia” , é uma rica e fértil planice rodeada de montanhas. Provavelmente, é muito mais conhecida como uma área mineira e pela presença de um pequeno grupo de cidades industriais, mas é também uma zona ideal para o vinhedo. O vale onde se situam as videiras possue um suave alcive que nasce nos bosques de pinheiros das montanhas a volta e que os protege das piores influências do Atlântico.
Tanto por sua paisagem como por seus vinhos, a região se caracteriza como uma zona de transição entre a meseta e Galicia, com excelentes tintos procedentes da uva tinta Mencía e dos vinhedos plantados junto a vizinha D.O. Valdeorras.
Os productores locais se mostram orgulhosos de realizar excelentes caldos com boas técnicas com as que poderá a convertirse numa prolífera região vinícula.
Historia
Mencía é a variedade de uva sobre a que se desenvolveu esta denominação de Origem, foi trazida pelos peregrinos que realizavam o Caminho de Santiago. Anteriormente, os romanos já elaboravam vinho na zona, embora não em grande quantidade já que grande parte da terra se destinouu logo a mineração.Quando o Bierzo consiguiu a denominação, em 1988, seus vinhos procediam de exitosas mesclas de caldos locais e de outros de fora. Três anos antes, em junho de 1985, a zona já alcançava uma denominação provisional e naquela época os produtores haviam implantado novas tecnologias para elaborar o vinho, que produzaiam exclusivamente a partir de uvas locais.
Geografia e Geologia
A zona de cultivo do Bierzo se sitúa no limite oeste da provincia de León e se localiza no largo Valle del Sil, que se extende sob abrigo dos Montes de León e da Cordilheia Cantábrica, que também protege outros valles afluentes do Sil.
As cidades mais importantes são Ponferrada e Villafranca del Bierzo. Geograficamente, o valle é como uma ilha, com seu próprio clima e solo. sua lateral oeste avizinha com a Galicia, onde a Serra de Caruel e as Ancares proporcionam uma barreira contra os ventos húmidos do Atlántico.
Os vinhedos crescem ao longo da planice a uma altitude que oscila entre os 450 e os 1.000 metros sobre o nivel del mar. Estão plantados em solos fofos, compostos por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas e húmidos que são razoavelmente fértiles.
O microclima do valle é sua melhor proteção já que suaviza o clima continental da meseta castellana, resguardando das baixas temperaturas de inverno e das elevadas do verão. Por isso o gelo e o granizo aparecem raramente , como os ventos fortes e o excesivo calor do verão.
Recebe muita luminosidade e menos chuva que na Galicia, mas suficiente, em média 721mm. A temperatura média durante o ano é de 12,3 ºC
Viticultura
Mencía é a principal variedade de uva tinta, cultivando se em 70% da vinha. Se segue ainda plantando, enquanto que outras como Doña Blanca (10%) se encuentram na actualidade em recessão. Merlot, Cabernet-Sauvignon e Tempranillo são ainda uvas experimentais e delas vem se elaborando vinhos com ótimos resultados, embora não estejam autorizadas pelo Conselho Regulador. Godello, a variedade branca que se convertru na estrela de vizinha D.O. Valdeorras, esta començando a cultivar se (1,5%). Os vinhedos crescem em terrazas e nas saias das montanhas. As videiras estão plantadas sobre “espalderas” com uma distância de tres metros entre cada fila, muito superior aos 1,5 de media dos vinhedos tradicionales, que estão sendo progresivamente substituidos.
A vendimia começa entre os dias 15 e 20 de setembro.
A maioria das bodegas do Bierzo realizaram um consideravel investimento e na actualidade possuem prensas pneumáticas de açao inox e modernos depósitos de fermentação. Os vinhos jovens e os do ano, (sem envelhecimento em barrica, devem superar testes analíticos e de sabor realizados pelo Conselho Regulador. Os caldos se desenvolvem muito bem eem barricas e envelhecem tanto em madera de cereja e maçã como de carvalho americano, que é o mais utilizado.
Vinhos
Ha duas classes de vinho blanco: aqueles que se elaboran a partir de a mesclas de as uvas Doña Blanca, Godello e Palomino, e os vinhos brancos espumosos que usam apenas Doña Blanca. Os rosados puedem estar feitos apenas a partir de uvas tintas, com um mínimo de 50% de Mencía, ou de uma mescla de uvas tintas e brancas. Tambem existem alguns vinhos de Crianza e Reserva brancos e rosados, que seguem todos os procedimientos legais nacionales.
Os vinhos tintos constituem a maioria da producção e são de quatro tipos: jovens, com ao menos 70% de uva Mencía; vinhos Viejos Sin Crianza, que não foram envelhecidos em barrica mas que passaram algum tempo no depósito ou em garrafa ; Crianza e Reserva, que seguem as normas de regulação nacional.


