Enquanto isso, Cigales permanece como a Denominação de Origem mais tradicional de Castilla e León . As bodegas compram as uvas em vinhedos familiares, conhecidos como majuelos, onde todos os trabalhos de manutenção e vendimia são realizados geralmente pelas propias familias.
Porém a D.O. Cigales esta começando a atrir novos investimentos, que se estão refletindo na elaboração de vinhos mais adequados ao gosto do consumidor moderno.
História
Como outras denominações da zona, Cigales abasteceu de vinho Valladolid e outras cidades durante a época medieval. Enquanto que Toro abastecia de vinho tinto e Rueda branco, Cigales produzia seu propio com seus claretes. Estos vinhos eram elaborados até recentemente em pequenos e velhos sótãos agrupados como formigueiros e próximos a cidades. Com frequencia eram compartilhados por pequenos bodegueiros e possuiam uma profundidad de cerca de dez metros
Geografia e Geologia
A D.O. Cigales se encontra situada a norte de Valladolid e seus vinhedos se extendem pelo norte até próximo de Palencia. A vinha é atravessada pelo rio Pisuerga, que erosiou ligeramente as terrazas de sua margem direita.Os terrenos estão a uma altitud de 700-800 metros e são geralmente cheios. O solo é marrom claro e esta formado de areia calcária e argila com gesso. Sua estrutura é granular, pobre com pouca pedregosidade e carente de materia orgânica.
Clima
O clima é o característico continental da meseta central, com influência atlântica e fortes oscilações térmicas. As temperaturas baixam com frequencia de zero graus no inverno e costumam produzir geadas até a primavera, o que pode convertir se em um risco para as colheitas. Os verões são bastante quentes e se alcançam os 40º. As precipitações são menores que os 425 mm e se produzem principalmente na primavera e outono.
Viticultura
As variedades de uva são as clássicas do valle do Duero: Tempranillo, Garnacha e Garnacha Grís. as uvas brancas empregadas são Albillo e Verdejo, tradicionalmente usadas para proporcionar aroma ao vinho rosado. As maiores bodegas estão experimentando especies como Cabernet-Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc.
A videira costuma estar plantada no vaso, enquanto que os vinhedos mais jovens, a maioria de Tempranillo costuma estar suspensas por espalderas e em algumas ocasiões incorporam sistemas de irrigação. a vendimia tem sido adiantada nos últimos anos e começa normalmente em 26 de setembro.Vinicultura
Tradicionalmente, os vinhos se mudam de depósitos de fermentação a vasos de cerâmica localizadas a baixo da terra, onde permanecem num ambiente frio a uma temperatura estavel. Porém na atualidade quase todas as bodegas estão completamente modernizadas e providas de equipamentos em aço inox. Ha ainda algumas que fermentam em fibra de vidro, empregando um dispositivo situado dentro do depósito que se encarrega de controlar a temperatura. Os vinhos tintos podem estar elaborados tanto com métodos clássicos como por maceração carbônica.
Vinhos
Os tradicionales vinhos rosados de Cigales vem se modernizando e são mais aromáticos e frescos de acordo a tendencias do mercado. Os primeiros vinhos tintos elaborados por uns poucos productores desde finis dos 90 incluem mesclas experimentais. Uma especialmente prometedora é a de Tempranillo com Cabernet-Sauvignon. Os resultados colhidos com estes caldos sugerem que existe um enorme potencial para conseguir um envelhcmento de grande qualidade e excelentes vinhos Reserva.


