¨Nascido para ampliar os conhecimentos dos brasileiros e portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha.¨

D.O Rioja


Em 1925, a Rioja se converteu na primera regão vinícula espanhola a conseguir a Denominação de Origem. Em 1991 foi promovida a Denominação de Origem Qualificada, a mais alta categoria que se pode alcançar uma zona viticultora e reservada exclusivamente a aquelas que alcançaram as mais altas cotas de qualidade durante um largo período de tempo.

A D.O.C La Rioja é conhecida principalmente por seus vinhos tintos, embora também se elaborem brancos e rosados. A maioria deas bodegas ainda empregam suas propias fórmulas para elaborar tintos procedentes da combinação de ao menos três variedades de uvas, sendo a mais importante a Tempranillo, a mais nobre das viníferas tintas espanholas. Esta uva aporta elegancia aos caldos, concentracão de aromas e complexidade de sabores. É este fato, junto com o envelhecimento em barril, o que otorga aos seus vinhos sua personalidade e individualidade características.

Ao mesmo tempo ha uma constante evolução nos caldos da denominação que hoje convivem em uma ampla variedade de estilos. Os vinhos modernos incluem varietais; os mesclados estão centrando sua ênfase em seu sabor afrutado em lugar de carvalho; ha vinhos orgânicos; e por cima de todos aparecem os Reservas e Gran Reservas.

As muanças na elaboracão que ocorreram na última década estão mostrando resultados execepcionais. As novas gerações estão apostando na renovação de suas instalações, com novos barris e depósitos de aço, assim como uma cuidadosa seleção na vendimia e posterior envelhecimento do fruto recoletado.

A vontade dos vitivinicultores riojanos em reafirmar históricamente sua vocação de excelência nos vinhos produzidos nesta privilegiada região lhes permitiu consolidar sua imagem de prestígio entre os consumidores e ser a principal referencia dos vinhos espanhois no mundo. O grande desenvolvimento da estrutura produtiva e comercial de Rioja e o prestígio alcançado por seus vinhos lhe situa na elite das denominações de origem históricas européias, sendo a marca "rioja" uma das cinco com maior prestígio entre as zonas vinícolas mais reconhecidas do mundo .



Historia

A civilização de “la vid y el vino” era uma realidade nas terras riojanas ha dois mil anos, como confirmam os numerosos restos arqueológicos de lagares e bodegas datadas da época de dominação romana. Mantida esta cultura vitivinícola durante a alta Idade Media ao abrigo dos monasterios, seria no de San Millán de la Cogolla onde Gonzalo de Berceo, primeiro poeta da lengua castellana, a abordar em seus versos as virtudes do vinho riojano.

A importância econômica que durante séculos teve a viticultura para a região tem sua origem quando, como outros grandes vinhos europeus, começam a ser produto de mercado na transicão do período medieval para a idade moderna a fim de atender a crescente demanda de uma população cada vez mais concentrada nas cidades, o que requeria a modernização do até então difícil e controlado comércio de vinho.

A tradição vitivinícola riojana comença a adquirir um perfil claramente diferenciado quando alguns intrépidos homens de vinho introduzem novos métodos de elaboracão e crianza para seus vinhos e fundam as bodegas hoje centenárias na segunda metade do século XIX.

Quando em 1890 a filoxera atacou, Rioja já possuia uma enorme força no comércio internacional e os produtores foram capazes de evitar prejuizos maiores plantando videiras inxertadas. O crescimento continuou durante o século XX, mas já baixo o controle que desde 1892 realizava a Estacão Enológica, situada na cidade de Haro. Depois des conseguir a Denominação de Origen em 1926, os viticultores realizaram um grande esforço para que a Rioja fosse reconhecida no exterior, onde o vinho continuava vendendo se a um elevado porcentual a granel.

Se as últimas décadas do século XIX foram o ponto de partida da moderna historia dos vinhos de Rioja, graças ao nascimento de uma incipiente industria bodeguera e ao aperfeiçoamento das técnicas de elaboração, a década premiada com a mítica colheita de 1970 significaria uma autêntica revolução das estruturas produtivas e comercializadoras, que conduziria os vinhos de Rioja a sua indiscutivel liderança entre os vinhos de qualidade espanhois. Coincidindo com o reconhecimento oficial de Rioja como Denominação de Origem Qualificada em abril de 1991, se daria inicio a um período de expansão e modernizacão do setor vitivinícola riojano que nos permite qualificar estes últimos anos como uma autêntica "década prodigiosa".

Geografia e Geologia

Terra previlegiada por suas excepcionais condições naturais para o cultivo da videira, a área de produção da D.O.C. Rioja está situada ao norte da Espanha, em ambas margens do Ebro.


Os acidentes geográficos contribuiram para formar uma região natural perfeitamente delimitada e diferenciada das que lhe rodeiam, embora administrativamente os 62.000 hectares de vinhedo protegidos atualmente pela Denominação se distribuam pelo territorio das tres provincias riberinhas do curso alto do Ebro: a Rioja (43.210 has.), Alava (12.792 has.) e Navarra (5.991 has.). Cem quilometros de distancia separam Haro, a localidade mais ocidental, de Alfaro, a mais oriental, sendo de uns 40 quilometros a largura máxima do vale ocupado por vinhedos que, em sucesivas terrazas escalonadas, alcançando uma altitude máxima de uns 700 m.

O tipo de solo mais característico de Rioja também é bastante adequado para uma viticultura de qualidade, apresentando uma estrutura equilibrada (areia, limo e argila), sendo ligeramente alcalino, pobre em matéria orgânica e com moderada disponibilidade hídrica durante o verão. Em seu conjunto, a Denominação possue uma diversidade de solos (argiloso calcário, argilo ferrosos e aluviales são os três dominantes), assim como de microclimas (orientação do vinhedo, proteção de ventos, etc.), que dão aos vinhos umas peculiaridades únicas e permitem, em função das variedades e técnicas de cultivo aplicadas, elaborar um amplo leque de vinhos com personalidade diferenciada em uma identidade comum perfeitamente reconhecivel.

Protegida em seu limite norte pela Serra da Cantábria e ao sul pela Serra da Demanda, toda a zona se beneficia da confluência de climas tão diferentes como o atlântico e o mediterrâneo, o que proporciona temperaturas suaves e precipitações anuais superiores aos 400 l/m2, condições ideais para o desenvolvimento da uva.


Viticultura

A experiência de viticultores e elaboradores permitiu realizar uma seleção natural das variedades de uva que demostravam melhores qualidades de adaptação a climatologia e aos solos riojanos e que, ao mesmo tempo, eram capazes de proporcionar vinhos das mais altas qualidades.

Fruto deste proceso histórico são as sete variedades de uva atualmente autorizadas pelo Reglamento da D.O.C. Rioja: Tempranillo, Garnacha, Graciano e Mazuelo entre as variedades tintas; Viura, Malvasía e Garnacha branca entre as variedades brancas.

O Tempranillo, considerada autônoma de Rioja, é sem dúvida a variedade mais característica desta Denominação, fundamentando a identidade dos seus vinhos tintos e uma das grandes variedades nobres mundiais. Ocupa mais de 65% da superfície de cultivo e é enológicamente muito versátil, capaz de producir vinhos bastante equilibrados com longo envelhecimento.

Nesta última década do século XX a viticultura riojana experimentou profundas mudanças com o objetivo de se convertir em um cultivo rentavel e competitivo no entorno internacional, mantendo ao mesmo tempo a qualidade e singularidade que fundamentou o prestígio dos vinhos de Rioja.

Graças aos grandes investimentos que realizaram as bodegas da Rioja são pioneiras em tecnologia enológica e superam em capacidade de crianza a qualquer zona vinícola do mundo. Sempre estando na vanguarda na aplicação das técnicas enológicas mais avançadas, o que lhes permitiu elevar continuamente a qualidade de seus vinhos sem abandonar a tradição.

O método moderno de elaboração consiste básicamente em esmagar as uvas antes da fermentação em depósitos de aço inoxidavel ou concreto. Umas poucas bodegas elegem a fermentação em carvalho. A fermentação dos tintos se realiza com a pele da uva sem prensar, durante um periodo de 10 a 15 dias a uma temperatura de entre 28 e 30 graus para extrair a cor. O vinho resultante se introduz em depósitos limpos, normalmente de aço inox, para completar a fermentação maloláctica.

Posteriormente é introduzido en barris de carvalho de 225 litros para seu envelhecimento, o que concede aos vinhos tintos e brancos da Rioja seu peculiar carácter. Ao redor de 50% de vinho da D.O.C. Rioja é envelhecido deste modo. Tradicionalmente, os novos tintos são aclarados quatro vezes mediante a transposição durante o primeiro ano e duas vezes no segundo. As bodegas poden escolherr o tempo de envelhecimento que melhor se adapte ao estilo de seus vinhos, sempre e quando respeitem o mínimo necessário de cada categoría.

Vinhos

Dada a diversidade vitivinícola que ofrece a Denominação, constitui uma prática tradicional das bodegas juntar uvas e vinhos de diferentes variedades, plantações e municípios, buscando a complementariedade que exaltará suas respectivas virtudes no produto final. Este sem duvida é o tipo de Rioja mais conhecido, embora cada vez com mais bodegas ofreçam uma rica gama de estilos, com vinhos de grande concentração e expressão frutal, que procedem de parcelas de vinhedo determinadas.


Os vinhos da Rioja possuem a elegância, originalidade e caráter dos grandes vinhos, algo que só é possivel alcançar quando se refinaram ao longo do tempo variedades, meio vitícula e procedimentos vinículas. Como o tempranillo como base fundamental, um vinho tinto de Rioja se caracteriza por ser muito equilibrado em graduação alcoólica, cor e acidez, por ter bom corpo e estrutura bem compensadas com seu sabor suave e elegante, e pelo predominio do caráter afrutado quando jovem e mais delicado quando envelhece. Estas características dão aos vinhos de Rioja uma grande versatilidade para armonizar com as mais variadas gastronomias, o que unido a seu caráter de vinho amável e fácil de beber, constitui uma das chaves de seu exito.