¨Nascido para ampliar os conhecimentos dos brasileiros e portugueses sobre a cultura do vinho na Espanha.¨

Vino y Brandy del Marco de Jerez- Enoturismo

As Rutas do Vino y Brandy del Marco de Jerez está formada pelos nove municipios que formam o Marco de Jerez: Chiclana, Chipiona, El Puerto de Santa María, Lebrija, Jerez, Puerto Real, Rota, Sanlúcar de Barrameda e Trebujena, ofrecendo uma rica variedade de paisagens e recursos enoturísticos que tornam possivel novas expêriencias.
A região de produção dos vinhos amparados pelas Denominações de Origem Jerez - Xérès- Sherry e "Manzanilla-Sanlúcar de Barrameda" e a Denoninação Específica Brandy de Jerez, conhecida como o "Marco do Jerez", está constituida por terrenos localizados nos limites municipais de Jerez de la Frontera, El Puerto de Santa María, Sanlúcar de Barrameda, Chipiona, Trebujena, Rota, Puerto Real, Chiclana de la Frontera e determinados pontos de Lebrija.

Como chegar

O Marco de Jerez conta com local estratégico e excelentes conexões com o resto de Andalucía, Espanha e Europa.
Os aeroportos internacionais de Jerez, Sevilla, Málaga e Gribaltar , permitem a conexão com os principais destinos nacionais e internacionales.
As estações de trem do Marco de Jerez se localizam em: Jerez de la Ftra., El Puerto de Santa María, Puerto Real e Lebrija.

Vinhos da Ruta

O Vinho de Jerez apresenta uma ampa paleta de cores, aromas, sensações e possibilidades.
Alguns vinhos de Jerez são totalmente secos, por terem sido elaborados mediante a uma fermentação completa dos mostos. Suas principais diferenças se devem fundamentalmente ao tipo de crianza a que foram submetidos. Poderrão ser: Fino, Manzanilla, Amontillado, Oloroso e Palo Cortado.
Com uvas das variedades Moscatel e Pedro Ximénez se obtem um vinho de enorme riqueza em materias redutoras, que envelhece posteriormente mediante crianza oxidativa nas criaderas e soleras. Serão o Pedro Ximénez e o famoso Moscatel
Os vinhos generosos, originalmente secos, se mesclam em algumas ocasiões com vinhos doces para dar lugar a outros vinhos de jerez ligeramente dulces, para produzir o Palecream, o Médium e o Cream.

Recursos

Por sua proximidade com o oceano Atlântico e com mais de 10.300 hectáres de vinhedo, o Marco de Jerez se orgulha de ser um dos territorios mais antigos que implantou a vitivinicultura o que ajuda a entender seu rico Patrimonio Cultural que pode ser vista nestas modernas cidades que combinam seu patrimonio cultural com uma ampla variedade de atrativos que formam a ruta e seus costumes que aos poucos vão se espalhando pelo mundo.

Patrimônio

Cronologicamente, o Sítio Arqueológico de Doña Blanca, é um povoado fenicio datado 700 a.c. que ja trata da elaboração de vinho com vestígios dos lagares e de sementes de uva.
Mas será na dominação árabe que o territorio adquirirá sua importancia vitivinícola , passando a Ciudade de Jerez .
Os castelos medievales na zona: El Puerto de Santa María, Chipiona, Rota, Lebrija e Sanlúcar de Barrameda, que serviam para a defensa da península nos mostram a época da Reconquista Espanhola.
As bonitas (e ostentosas) casas, palácios nos cascos antigos de suas cidades deixam claro a imperiosa época dos mercado de ultramar e a conquista da América.
Durante os séculos XVII e XVIII destacam se a construção de importantes edificios de uma infinidade de órdens religiosas, destacando se a Catedral de Jerez.
Outros edificios monumentais a se destacar seriam as Plazas de Toros de El Puerto de Santa María, Jerez de a Fra. e Sanlúcar de Barrameda de grande tradição e prestigio no mundo taurino, a Real Escuela Andaluza de Arte Ecuestre e os museus Atalaya assim como o Faro de Chipiona, reconhecido como o mais alto da Espanha.

Festividades

Dentro da cultura da zona merecem especial atenção as festas, das quais de destacam as ferias anuais, como a de Sanlúcar de Barrameda, dedicada ao vinho Manzanilla, a de El Puerto de Santa María, dedicada ao Vinho Fino ou a de Jerez de a Fra. dedicada ao Cavalo. Chipiona tem festas dedicadas ao Moscatel em agosto e Trebujena se a dedica ao mosto, vinho joven do ano.

Gastronomía

A gastronomia é outro ponto forte de atração para o visitante, já que se baseia em uma rica variedade de produtos da zona como o pescado de Sanlúcar, El Puerto de Santa María, Chipiona, Rota , Puerto Real e Chiclana de a Fra., os productos hortalícios de Chipiona, Trebujena, Lebrija e campiña do Guadalete e a carne procedente de Jerez de a Fra e a Sierra de Cádiz, reconhecida também por seus queijos e azeites.
Uma gastronomía que mantem as receitas tradicionais combinando junto com o marisco e o “pescaíto” (peixinho)frito
Atividades
A grande diversiddade do Marco de Jerez oferece uma ampla oferta em esportes e ócio, destacando se os deportes náuticos e a grande oferta de Golf com uma longa lista de campos 9 e 18 buracos. Jerez de la Fra. conhecida como a cidade do cavalo ofrece uma completa infraestructura para poder disfrutar do turismo ecuestre.
Porém se há uma tipología turística que se destaca no Marco de Jerez é o Turismo Enológico, com seus mais de três mil anos de história.