Assim como o solo imprime ao vinho um estilo único, o clima cria sua personalidade e seu caráter. Dois climas distintos em casos extremos permitirão elaborar vinhos ruins, medíocres ou grandes vinhos, ainda que usem uma mesma variedade de uva. O clima, o solo e a humidade são os fatores naturais que tornam possivel a elaboração de grandes vinhos.
As uvas pertencem ao grupo de plantas adaptadas especialmente para climas temperados, ou seja, climas com verões quente e invernos de frios a moderados.
O clima determina em seu conjunto a zona ideal para o plantio, um arbusto em seua genesisi selvagem, rupestre, capaz de se desenvovlver em solos pobres dificil para outras espécies.
As videiras necessitam solos pobres, bem drenados que recebam a chuva justa no momento adequado, zonas com regime climatológico que, em cada estação ofereça o necessário.
A bacia hidrográfica mediterrânea é uma região ideal para a produção de excelentes vinhos, mas também em outros países e continentes a produção de qualidade esta se desenvolvendo enormemente tais como: Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul.
A influência da incidência de luz é um dos fatores principais para o desenvolvimento de uma zona vitivinícula. Se a chuva, o frio, ou a humidade execiva domina a época do florescimento dos vinhedos podemos ter certeza que os vinhos terão tendência a serem ácidos, mais verdes, ligeiroos , com poucos taninos e com polifenóis pouco aromáticos. Vinhos diluídos, frios, sem densidade e de má conservação.
Já com chuvas oportunas no inicio da primavera, uma boa insolação no verão com as gotas refrigerantes precisas um pouco antes da vendímia provavelmente será sinônimo de uma boa produção.
Também o vento influi enormemente na personalidade do vinho adicionando benefícios mediando a humidade exceciva e periodos exageradamente quentes. Porém o vento execesso ou em escacez pode ser a causa de uma produção muito díspare podendo a uva sse comportar de forma totalmente imprevisível.
Em uma vendímia em que o regime de ventos foi muito alto normalmente a produção será menor com vinhos ácidos, desequilibrados e de menor personalidade á que o vento seca diversos elementos como aúcares, ácidos, polifenóis o que acaba refletindo diretamente no vinho
Na descrição de cada denominação de origem abordamos os principais fatores geoclimáticos que de um modo geral influenciam seus vinhos.