Chacolí ou chacolín (txakoli, txakolin ou txakoina em euskera) é um vinho branco do norte da Espanha, especialmente do País Basco, produzido a partir de uvas verdes, que provoca uma certa acidez. Desde noviembre de 2010, a denominação só pode se aplicar oficialmente aos vinhos com esta denominaçãon de origen do País Basco.
Alava, a província situada ao sul do País Basco, é principalmente conhecida por seus vinhos tintos produzidos nos vinhedos que muitas vezes estão inscritos na região geográfica da D.O Rioja. Porém, em 2001 registrou se uma nova denominação de chacolí chamada em euskera “Arabako Txakolina”. Para conseguir, em 1989, a Diputação Foral de Alava firmou um acordo com alguns produtores com o objetivo de recuperar a elaboração deste vinho na Comarca de Aiara . Entre os anos 1999 e 2000 havia um total de 50 hectáres de vinhedo e se ampliou enormemente o numero de cultivadores, o que incrementou a produção total para 80.000 litros. O reconhecimento oficial da denominação de origem foi maio 2001.
História
A denominação de origem foi criada em 1989 depois da união de seis productores de chacolí que ainda resistiam na provincia. Nese momento só havia cinco hectáres de vinhedos. Embora a tradição de elaboração desse vinho nesta zona se remonte ha muitos séculos atrás. Em efeito, começou cercado século VIII e atravessou um período de grande prosperidade durante a época medieval graça as fortes leis protecionistas. Os vinhedos alcançaram os 550 hectáreas em 1877, mas depois foram practicamente destruídos pelos efeitos do oidium, o mofo e a filoxera, assim como a industrialização.Geografia
Os vinhedos se localizam na Comarca de Aiara, nos arredores das cidades de Amurrio, Laudio e Aiara
Viticultura
As principais variedades de uvas autorizadas são Hondarribi Zuri e Hondarribi Beltza, além de Petit Manseng, Petit Corbu e Gross Mansen. Quase todos os vinhedos são plantados em espalderas. A grande maioria dos cultivadores vem recebendo assessoramento para combater as pragas, para empregar os tratamentos mais adequados, como utilizar a disposição da plantação mais adequada e o melhor sistema de poda.
Vinicultura
Desde 1996 quase todo vinho é produzido na mesma bodega em Amurrio, sob a mesma marca. Esta bodega foi modernizada com os mais recentes equipamentos em aço inoxidavel, filtros e prensas pneumáticas. Os vinos descansan com suas lías e absorvem de novo o dióxido de carbono produzido. Depois repousan com uma leve capa de espuma.
Vinhos
Os vinhos são muito similares aos das denominações de origem de Vizcaya e Guetaria: de uma coloraçao amarelao característica, notavel acidez, afrutados e ligeramente espumosos.



