Caminos del Vino
A Ruta está integrada pelos municipios de Alcázar de San Juan, Pedro Muñoz, Socuéllamos, Tomelloso, Villarrobledo, Campo de Criptana e San Clemente. Povoados onde conflui uma cultura vitivinícola arraigada desde época ancestral, um patrimônio artístico e paisagístico único, e uma renomada gastronomia.
Sua paisagem está marcada por uma horizontalidade sem limites, onde a luz imprime uma impressionante tonalidade de cores. uma natureza definida por enormes extenssões de videiras e cereal em amplas zonas de clima mediterrâneo.
Seu percurso é uma janela que mostra o melhor desta terra; É o marco onde sua paisagem, seu povo e costumes, formam parte do mundo que inspirou a Cervantes. Sua proposta é ofrecer ao turista a posibilidade de viver uma experência única e disfrutar a través dos sentidos de uma multitude de sensações.
Como chegar
A Ruta Caminos del Vino engloba sete povoados das provincias de Albacete, Ciudad Real e Cuenca e tem uma situação privilegiada no Centro da Península Ibérica, a menos de duzentos kilometros de importantes Comunidades Autônomas como Madrid, Comunidade Valenciana, Murcia e Andalucía. É acessivel por excelentes estradas e infraestruturas aéreas, como o aeropuerto de Madrid, Albacete e o de Ciudad Real.
Os vinhos da Ruta
Por sua extensión (mais de 190.000 hectares.) costuma se dizer com orgulho que a Mancha é o maior vinhedo do planeta, com uma ampla variedade de vinhos que vão desde seus excelentes tintos até borbulhantes espumosos, sem esquecer dos brancos e rosados de magnífica qualidade…: vinhos de autor, vinhos de alta expressão, vinhos de grande tradição... vinhos com personalidad propia.
Junto aos vinhos da terra de Castilla e Pagos, a D.O. Mancha, é controlada pelo Conselho Regulador desde 1976 reunindo mais de 400 bodegas que cuidam com esmero a elaboração de seus producos e que experimentaram uma grande evolução adaptando se as exigencias do mercado. Estas indicações não só correspondem a uma situação geográfica, são, além disso, a garantía de qualidade de seus vinhos.
Recursos
Caminos del vino engloba mais de 70 estabelecimentos (alojamentos, restaurantes, bodegas, oferta complementaria…) e uma grande variedade de atividades de ócio, que ofrecem ao visitante uma experiencia única: Rutas Noturnas, Ruta de as Lagunas, Ruta de a Piedra Seca, Ruta Literaria, são alguns dos itinerarios propostos para conhecer este territorio autêntico mas ainda pouco explorado e que esconde grandes tesouros e principalmente, grandes vinhos.
Patrimônio
A ruta Caminos del Vino possui um patrimonio histórico artístico de diferentes épocas e estilos: restos arqueológicos do paleolítico, íberos, da época da romana, construções medievais, edificios góticos e renascentistas tanto civis e religiosos, conjuntos histórico-artísticos, grandes e antigas casas solariegas, bombos de pedra herança de um passado prehistórico, mais de quatro mil covas e bodegas subterrâneas, altas chaminés de destilarias autênticas , povoados com seu própio legado de um passado de reconquista, gloria e lenda, literários moinhos e destacadas bodegas.
Bodegas pioneras, bodegas grandes e de tipo familiar com grande tradição, dotadas com modernas infraestructuras. Bodegas novas, pensadas para elaborar vinhos de grande qualidade sob um marco arquitectónico destacavel. Bodegas localizadas em paraísos naturais
Festividades
Nos meses de Setembro e Outubro as ruas dos povoados do Caminos del Vino se transformam e o ar se impregna de um doce olor a mosto. Uma visita em vendimia supoe uma viagem a memoria e essência dessaa terra. Repartidas pelo resto do ano temos: Feria de los Sabores da terra do Quijote, Semana Cervantina, Fiesta do Mayo Manchego, Fiestas Patronales de Ntra. Sra. de Rus, Feria do Vino de la Mancha: Manchavino, Romería de a Virgen de as Viñas, Carnavales de Villarrobledo…
Atividades
Caminos del Vino é como uma viagem pelos sentidos: acompanhamento de vinho com queijo manchego, cursos de cata, passeios de bicicleta, atividades de ócio na naturaza, visita a museus, passeios entre muralhas e vilas…La Mancha ofrece também a posibilidade de conhecer o corredor ecoturístico mais longo da Europa. “la Ruta de Don Quijote”. Por estas terras se passavam as aventuras do atípico héroi criado por Cervantes: “Os convidamos a conhecer estas terras de cavaleiros e viticultores, de guerra e sossego… “En um lugar de La Mancha…” comença a aventura.